segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ser adulto!

Quantas caracteríusticas diferentes envolvem os adultos, que trazem uma bagagem de conquistas e derrotas em suas vidas, nunca trabalhei com adultos, nem imagino como deve ser o processo, porém acredito que também deve ser levado a sério o interesse de cada um.

Políticas...

Me senti em outro mundo realizando a leitura da disciplina Organização e Gestão da Educação, percebi que entendo pouquíssimo sobre as políticas voltadas à educação, preciso ler muito sobre o assunto, acredito que a disciplina irá ampliar muito meus conhacimentos sobre este assunto.

Minha vida profissional!

Como é bom voltar atrás e pensar sobre nossa vida profissional, percebo o quanto progredi profissionalmente, e a importância dos meus alunos na minha vida, são eles que me ensinam, que me fazem crescer, que me fazem pesquisar, é através deles que cheguei no nível profissional que tenho no momento, e também é através deles que continuarei sempre progredindo.

Projeto de Aprendizagem

Faz três anos que trabalho com Projeto de Aprendizagem com meus alunos, o resultado é maravilhoso tanto para eles, quanto para mim. É muito gratificante poder trabalhar partindo do interesse do aluno, e isso pode ser feito em qualquer idade, porém com um processo um pouco diferente. Trabalho com maternal 2 e consegui fazer com eles um Projeto de Aprendizagem com questionamentos, observação de figuras, coletando figuras em revistas e muito mais , esta semana iniciaremos novas investigações para a escolha de um outro tema, pois já estão perdendo o interesse, já aprenderam o que os interessava. Estou muito feliz de trabalharmos este semestre com Projeto de Aprendizagem para aprender mais sobre o assunto, porém fiquei um pouco chateada em ouvir na aula algumas colegas dizendo que nunca trabalharão com seus alunos desta forma, elas não sabem o que estão perdendo!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Seguindo a tabela!

Procurei esta semana seguir a tabela de planejamento do tempo, percebi que há muito o que mudar, preciso deixar mais tempo para o curso e organizar melhor os horários, pois esqueci de colocar algumas "coisinhas".

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Planejando o tempo!

Aparentemente é fácil planejar o nosso tempo, mas me preocupei de deixar o domingo e o sábado um pouco vago para algum imprevisto ou até mesmo o sábado para realizar algum curso, algum aperfeiçoamento.
Percebi realizando a tabela que o meu tempo é precioso e não posso perder tempo. Tive uma grande preocupação em não diminuir o tempo que passo com minhas filhas e meu marido, pois também preciso muito deles nesta caminhada, sinceramente achei que conseguiria mais tempo para realizar atividades físicas, mas por enquanto só me restou um dia da semana.

Workshop!

O workshop é maravilhoso de fazer, primeiro porque preciso trabalhar com powerpoint que já foi uma apredizagem que se consolidou e está melhorando a cada semestre. Segundo por termos que rever tudo que aprendemos no semestre o que faz consolidar ainda mais as atividades que aprendi no semestre, as aprendizagens que foram consolidadas com o a realização da síntese. Sem falar na preparação para apresentar e conseguir falar um pouco de tudo em 10 min, sem falar no nervosismo na espectativa de apresentar logo e é maravilhoso a sensação de superação quando terminamos de apresentar.

Síntese-reflexão

Na verdade nesse semestre estava quase desestindo, que covardia! Então todas as minhas aprendizagens se consolidaram na realização da síntese e do workshop. Para realizar a síntese precisei ler novamente os textos para me inteirar dos assuntos das disciplinas e foi quando me dei conta do curso maravilhoso que quase perdi. Após realizar as leituras passei a prestar mais atenção a tudo que acontece em minha volta. Em minha sala de aula passei a ouvir mais meus alunos, seus questionamentos e procuro sempre estar informada quanto à realidade que estão vivenciando. Aprendi que é extremamente importante que o aluno adquira noção de tempo e espaço, de maneira que se sinta parte do tempo e do espaço onde vive. O aluno precisa saber o espaço que ele ocupa no mundo, em sua sociedade, em sua escola, em sua família.
Precisa se conhecer, se relacionar com o mundo, precisa perceber que faz parte de um todo onde ele tem um papel muito importante, assim como cada pessoa ao seu redor. E eu como professora devo proporcionar isso aos meus alunos, como mãe devo proporcionar isso as minhas filhas e pessoalmente eu devo me avaliar constantemente para perceber se estou realmente participando ativamente em meu trabalho no meu papel de educadora.