segunda-feira, 20 de abril de 2009

Alunos de inclusão

Adoro meus alunos de inclusão e estou amando aprender mais sobre educação especial para melhorar o atendimento desses alunos, pois somos um pouco desamparados quanto a isso nas escolas.
Costumo dizer que os mais privilegiados com a inclusão de alunos com necessidades especiais são os nós professores e os alunos ditos normais. Esses alunos crescerão sem preconceito, agirão sempre com normalidade quando verem uma criança com NE na rua, quando eu era criança os pais tinham vergonha de sair na rua com seus filhos, e quando víamos alguma criança especial nos chamava muito a atenção.

Aprendizagem!

Adorei escrever sobre minha aprendizagem mais significativa recentemente, ela se construiu no decorrer de todo um ano e ficará marcada para sempre em minha vida profissional, construí esta aprendizagem em meio as dificuldades que encontrei com minha turma de maternal 2 do ano passado. Aprendi que aprendemos muito mais com as dificuldades, que é nos momentos mais difíceis, quando buscamos soluções para nossos problemas que crescemos como seres humanos. Realmente foi muito marcante para mim esta aprendizagem, pois não utilizei nela como material, algum objeto ou qualquer outro coisa, mas sim crianças, amigas, família, muita reflexão, muita mudanças de atitude e principalmente de compreensão do outro tanto dos colegas como dos alunos, pois cada ser tem suas habilidades, suas limitações e toda uma influência externa do ambiente em que vivem.

Diversidade na escola...

Fiquei muito feliz em confirmar com a atividade realizada com meus alunos da disciplina de Questões Étnico-raciais na Educação, que meus alunos não são preconceituosos. Também me surpreendi ao perceber que não há alunos negros em minha escola, apenas descendentes de negros e brancos que acabaram nascendo com a pele mais clara.
Mas acredito que mesmo que tivéssemos negros na sala o preconceito não existiria, pois tenho duas alunas de inclusão que são tratadas com muito amor e igualdade por todos os alunos.