terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Escola e mercado de trabalho.

Realizando a leitura do texto “As origens da modalidade de currículo integrado” de Sntomé, fica muito claro a relação entre o mercado de trabalho, o desenvolvimento das indústrias com o desenvolvimento do sistema escolar.A fragmentação do processos de produçãoTaylorismo e Fordismo teve reflexo no sistema escolar com a fragmentação do currículo, com a ideia de que os empregados não precisavam saber muito para executar suas tarefas nas máquinas e também não era necessário o raciocínio ou até mesmo a troca de habilidades ou idéias levou a escola a trabalhar de uma maneira onde os alunos não necessitavam saber sobre a realidade, o aprendizado se dava de maneira muito mecânica, assim como o trabalho nas indústrias. Com as novas necessidades das economias de produção flexível, os novos modelos de produção industrial, com a necessidade de competitividade e de melhora da qualidade nas empresas de competitividade e de melhora da qualidade nas empresas, as instituições escolares sentiram a necessidade de modificar o sistema de ensino, formando alunos com maior conhecimento, destrezas, com uma nova visão de valores, com maior autonomia.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Tati!! Como percebes essa relação na tua escola? Abração!!